Cadastre-se

Na noite deste domingo (4), durante patrulhamento tático em Guanambi, policiais da Rondesp Meio Oeste foram surpreendidos por um veículo que trafegava em alta velocidade na contramão. Ao receber ordem de parada, o condutor fugiu, dando início a um acompanhamento.

Em determinado momento, o suspeito parou o veículo, desceu e efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram. Após o confronto, um indivíduo foi encontrado caído ao solo, ainda com a arma em punho. Ele foi socorrido e encaminhado ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), mas não resistiu.

Na delegacia, o suspeito foi identificado como Carlos Magno dos Santos Moura, de 27 anos. Segundo a polícia, ele possuía antecedentes por furto de motocicletas, além de medida protetiva de urgência por ameaça e violência doméstica, relacionada ao uso de drogas. Também já havia sido preso anteriormente em cumprimento de mandado judicial. Posteriormente, foi constatado que o homem integrava uma facção criminosa e seria chefe do tráfico em uma área da cidade.

Com ele, foram apreendidos um revólver Taurus calibre .32, duas munições intactas, quatro cartuchos deflagrados, um tablete de maconha, 41 papelotes de cocaína e R$ 155 em espécie.

 

Moradores e comerciantes de Caetité têm enfrentado constantes quedas no fornecimento de energia elétrica desde o mês de dezembro, problema que segue neste início de janeiro e tem gerado insatisfação em diferentes bairros da cidade e também na zona rural.

As interrupções frequentes causam transtornos à população e prejuízos ao comércio. Diante da instabilidade, alguns comerciantes e residências têm optado pelo uso de geradores ou pela ampliação de sistemas de energia solar como forma de garantir o abastecimento.

Na zona rural, as reclamações também são recorrentes. Em exemplo recente parte da comunidade do Anguá teria ficado sem energia por quase 24 horas, segundo relatos de moradores, agravando problemas no dia a dia das famílias.

Até o momento, moradores afirmam não receber esclarecimentos sobre as causas das falhas nem previsões de solução. A população cobra explicações e providências da concessionária responsável, enquanto as quedas de energia seguem afetando a rotina e a economia local.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na última sexta-feira (2), um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em ao menos 153 municípios da Bahia. O aviso é válido até 23h59 deste sábado (3).

De acordo com o órgão, o alerta abrange regiões do centro-sul, sul, oeste do estado e também o Vale do São Francisco. Entre os municípios citados estão Brumado, Caetité, Guanambi, Livramento de Nossa Senhora e Macaúbas.

Em Anagé, uma forte chuva registrada na madrugada deste sábado (3) provocou alagamentos em residências e causou estragos no município.

Segundo o Inmet, as cidades em alerta podem registrar chuvas entre 20 e 50 mm por hora, além de ventos intensos de até 60 km/h. Apesar do volume de chuva, o risco de alagamentos mais severos e descargas elétricas é considerado baixo.

Confira a lista de cidades em alerta:

Abaíra, Alcobaça, Anagé, Angical, Aracatu, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barra do Choça, Barra do Mendes, Barreiras, Barro Alto, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buritirama, Caatiba, Caculé, Caetanos, Caetité, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Canarana, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Caravelas, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Central, Cocos, Condeúba, Contendas do Sincorá, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Dom Basílio, Encruzilhada, Érico Cardoso, Eunápolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Gentio do Ouro, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Ibiassucê, Ibicoara, Ibipeba, Ibipitanga, Ibirapuã, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Ipupiara, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabela, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Ituaçu, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Jussara, Jussiape, Lagoa Real, Lajedão, Lapão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macarani, Macaúbas, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Mansidão, Matina, Medeiros Neto, Mirante, Morpará, Mortugaba, Mucugê, Mucuri, Muquém do São Francisco, Nova Viçosa, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Pindaí, Piripá, Planalto, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Jânio Quadros, Remanso, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeirão do Largo, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, Seabra, Sebastião Laranjeiras, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teixeira de Freitas, Tremedal, Uibaí, Urandi, Vereda, Vitória da Conquista, Wanderley e Xique-Xique.

 

Um jovem de 20 anos foi ferido por golpe de arma branca durante a madrugada desta quinta-feira (1º), nos arredores da Praça do Feijão, em Guanambi, no sudoeste da Bahia. O caso ocorreu enquanto o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizava rondas ostensivas por conta do Festival da Virada.

A PM foi acionada por outro jovem, também de 20 anos, que prestava auxílio à vítima. No local, os policiais constataram que o rapaz havia sido atingido no abdômen após uma discussão de trânsito com um homem ainda não identificado, que fugiu logo após a agressão.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi chamado e encaminhou a vítima, em estado grave, para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Após o ocorrido, a guarnição manteve o policiamento ostensivo na área do evento.

Por volta das 3h50, em complemento à ocorrência, os policiais se deslocaram até o HGG, onde a vítima passava por procedimento cirúrgico. No hospital, uma testemunha informou ter presenciado a agressão. Segundo o relato, um homem desconhecido, com aproximadamente 40 anos, após discussão relacionada a supostos danos a um veículo, teria se apossado de uma faca e desferido o golpe contra o jovem.

A testemunha foi orientada e convidada a comparecer à delegacia para prestar esclarecimentos à autoridade policial.

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que forças americanas realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro. A declaração foi feita por meio de uma rede social.

Segundo Trump, a operação resultou na prisão de Maduro e de sua esposa, que teriam sido retirados do país por via aérea. O presidente norte-americano não informou para onde o casal foi levado nem detalhou as circunstâncias da ação, limitando-se a dizer que o ataque foi conduzido em conjunto com as forças de segurança dos Estados Unidos.

Trump afirmou ainda que mais informações sobre a operação serão divulgadas durante uma coletiva de imprensa marcada para as 13h, no horário de Brasília.

Na madrugada deste sábado, uma série de explosões foi registrada em Caracas, capital da Venezuela. Pouco depois, o governo venezuelano declarou que o país foi alvo de uma “agressão militar” dos Estados Unidos.

De acordo com a Associated Press, ao menos sete explosões foram ouvidas em um intervalo de cerca de 30 minutos. Moradores de diferentes bairros relataram tremores, barulho de aeronaves e correria nas ruas.

Partes da capital ficaram sem energia elétrica, especialmente nas proximidades da base aérea de La Carlota, no sul de Caracas. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram colunas de fumaça saindo de instalações militares e aeronaves sobrevoando a cidade em baixa altitude.