Cadastre-se
 

Postado em 22 de setembro de 2022

Aves silvestres, drogas, fuzil e munições foram apreendidos durante uma única abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde desta terça-feira (20), no Km 80 da BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista.

De acordo com a corporação, por volta das 16h30, uma equipe realizava a fiscalização de trânsito, em frente a Unidade Operacional, quando deu ordem de parada ao condutor do ônibus de turismo que realizava o itinerário Cidade Gaúcha (SC) x Arapiraca (AL).

Inicialmente, ao realizar vistoria interna do ônibus, em sua parte superior, foram encontrados 379 pássaros silvestres acondicionados em sacolas de pano, sendo 300 da espécie popularmente conhecida como Coleirinho e 79 Canários da Terra.

Ao ser questionado, o proprietário, homem de 30 anos, afirmou que receberia o valor de R$ 3 mil para deixar os pássaros na cidade de São Miguel dos Campos (AL).

Os animais foram entregues ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Vitória da Conquista (Cetas). Quando estiverem aptas, serão devolvidas ao seu habitat natural. A PRF ressaltou que o retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o homem responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98.

Arma, munições e drogas

Ainda durante a mesma abordagem, os policiais iniciaram o procedimento de fiscalização do bagageiro do ônibus e se depararam com mais outros dois crimes. Durante o procedimento foi encontrado em uma bolsa de viagem um fuzil calibre .556, 15 munições .556, 50 munições .38 além de 100 munições .380, constava ainda entre os pertences dois carregadores de arma longa.

Foi identificado o proprietário da bagagem, um jovem de 22 anos, que confessou aos policiais que receberia a quantia de R$ 1,5 mil para o transporte do armamento e munições até o seu destino final na cidade de Arapiraca (AL) e que teria recebido o produto na cidade de Paraíso do Norte (PR).

Em seguida, ao continuar os procedimentos de fiscalização no bagageiro e para surpresa dos policiais, uma bagagem contendo 19 tabletes de maconha, totalizando 14,75 kg da droga, foi encontrada.

 

Por Agência Sertão 

Compartilhe