Cadastre-se
Reprodução Achei Sudoeste
 

24 de outubro de 2025 - Educação

No Território do Sertão Produtivo, câmeras de reconhecimento facial e catracas eletrônicas estão sendo instaladas nos Colégios Estaduais de Tempo Integral. Em Brumado, o Centro de Educação de Tempo Integral de Brumado (Cetib) já foi contemplado com os equipamentos.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, Ramon Dutra, diretor do Núcleo Territorial de Educação (NTE 13), destacou que a iniciativa faz parte de uma política pública do Governo da Bahia voltada à segurança e ao monitoramento das unidades escolares.

Segundo ele, a tecnologia já é utilizada com sucesso em grandes eventos no estado, como o Carnaval. “É uma tecnologia que, comprovadamente, tem sido muito eficiente. Agora, conseguimos trazê-la para as escolas, garantindo um monitoramento mais eficaz”, afirmou.

O objetivo do projeto é controlar o acesso de alunos, funcionários e visitantes, além de manter as famílias informadas sobre a rotina estudantil. Com o sistema, os pais serão notificados em tempo real sobre os horários de entrada e saída dos filhos.

“É uma tecnologia a favor da informação. A inteligência artificial veio com esse intuito: inovar e apoiar a gestão escolar. Será uma ferramenta muito importante”, ressaltou.

Além das câmeras e catracas eletrônicas, o projeto também prevê a instalação de detectores de metais nas unidades de ensino.

  • Reconhecimento facial chega às escolas do Sertão Produtivo e pais terão alertas em tempo real
  • Compartilhe