Cadastre-se
Reprodução CNN
 

 

25 de novembro de 2025 - Tempo

O Governo da Bahia segue mobilizado para prestar assistência aos municípios afetados pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias. As cidades de Araci, Sítio do Mato, Wagner, Lauro de Freitas e Mutuípe já decretaram situação de emergência diante dos estragos causados pelos temporais.

A operação reúne diversos órgãos estaduais e conta com atuação direta da Embasa, que tem deslocado equipes técnicas e equipamentos para as áreas mais prejudicadas. Neste domingo (23), técnicos da empresa atuaram em Sítio do Mato, realizando o bombeamento da água acumulada em áreas alagadas.

Para Lauro de Freitas, a Embasa enviou 48 mil copos de água envasada, atendendo solicitação da prefeitura, para garantir o abastecimento de moradores desalojados devido ao temporal. De acordo com o presidente da Embasa, Gildeone Almeida, dois caminhões com equipamentos e equipes especializadas também foram enviados para Sítio do Mato, onde o serviço de abastecimento é operado pela administração municipal.

Entre os materiais deslocados estão oito conjuntos motor-bomba, gerador elétrico, tubulações e outros equipamentos necessários para retirada da água e restabelecimento das condições locais. Os trabalhos continuam até que toda a água seja escoada e a limpeza finalizada.

Rodovias monitoradas pela Seinfra

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) mantém monitoramento contínuo das rodovias estaduais desde o dia 20 de novembro. Até o momento, cinco ocorrências foram registradas, quatro delas já solucionadas.

Segue interditado o trecho de acesso a Macaúbas, no entroncamento da BA-156 com a BA-573, devido à elevação do nível de um afluente do Rio Paramirim. Equipes da Seinfra e do Consórcio Bacia do Paramirim aguardam a redução da água para realizar nova inspeção.

O tráfego foi liberado nos seguintes trechos:

  • BA-172 – entre Santa Maria da Vitória e Santana

  • BA-575 – entre Santana e Porto Novo

  • BA-001 – entre Ituberá e Nilo Peçanha

  • BA-130 – em Itagi

As equipes estaduais seguem de prontidão para novas ocorrências, reforçando o compromisso com a segurança da população e a recuperação das áreas atingidas.

 
  • Cidades decretam emergência após chuvas. Governo inicia ações de apoio
  • Compartilhe